Na minha época de estudante de 2º grau, ouvi uma professora fazer uma pergunta boba sobre sexualidade que à época pouco me chamou atenção apesar da surpresa da resposta. Era o 1º ano ainda, haviam muitos alunos “turistas” do tipo que sabe-se que não chegam até o fim do ano, e a aula era de Física. E a professorinha perguntou em meio ao assunto que estava no ar: “Qual é o maior órgão sexual” E começou o burburinho e risadinhas tolas de sempre. Após algum suspense ela saiu com a resposta: “Para quem pensou bobagem, o maior órgão sexual é o cérebro” e decepcionou a todos!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

CHOCOLATE

 Finalmente o frio chegou. Estava com saudade de me encher de roupas, de dormir com um edredon bastante pesado em cima de mim e, mais ainda, saudade de tomar muito chocolate quente, com bastante canela.
 Quem não gosta de chocolate? E o que é melhor do que a época do frio pra aproveitar do chocolate? Hum, fondue de chocolate, que delícia. Bolo de chocolate, brownies (tem até receitinha da Ana aqui), brigadeiro… tudo que tem chocolate é bom.
 Mas tem algumas coisas sobre o chocolate que talvez você não saiba.
1. O descobrimento do chocolate.
 Ao que consta, Cristóvão Colombo e sua tripulação foram os primeiros europeus a experimentar o chocolate. Eles gostaram tanto que os grãos de cacau estavam entre os "tesouros" que ele e seus homens levaram de volta à Espanha para ser apresentado oficialmente ao rei e à rainha.
2. É "divino" … Literalmente …
 O cacaueiro, que é a árvore da qual os frutos do cacau são colhidos, tem o nome científico de “Theobroma Cacao”. E a palavra “Theobroma” vem do grego e significa “alimento dos deuses”, pois o cacau era considerado pela civilização maia uma fruta dada diretamente pelos deuses aos homens. E, de tão importante, virou até moeda de troca.
3. Tem menos cafeína do que você imaginava.
 Já foi falado algumas vezes sobre o teor de cafeína do chocolate, sendo até mesmo colocado como algo a ser evitado. Porém, há cerca de 10 miligramas de cafeína em uma xícara de cacau, e cerca de 150 miligramas em um copo de café.
 O chocolate então pode até não ser recomendado por sua quantidade de açucar ou gordura, mas cafeína definitivamente não é o problema.
4. Derreta-se
 A manteiga de cacau é um sólido à temperatura ambiente, mas começa se tornar líquida em cerca de 35 ou 36 graus Celsius. Graças a isso podemos nos deliciar com um pedaço de chocolate derretendo na boca. Afinal, se o chocolate precisasse de mais do que a temperatura do corpo humano para começar derreter, não teriamos esse prazer de senti-lo desmanchar na boca.
chocolate25. Não coloque na geladeira
 Por favor, lugar de chocolate não é na geladeira. O chocolate NUNCA deve ser armazenado em geladeira. Em vez disso, mantenha em um lugar fresco, seco e longe de outros alimentos. Em temperaturas muito baixas, o chocolate começa a desidratar e desenvolver uma coloração esbranquiçada, fica duro e ruim de comer.
6. É tóxico
 Ok, nem tudo são flores. É verdade, o chocolate é tóxico, mas apenas em quantidades muito elevadas. O chocolate contém uma substância chamada teobromina, que estimula o sistema nervoso central e provoca insuficiência cardíaca, convulsões e desidratação, entre outras coisas desagradáveis. A dose letal para humanos é de cerca de 10 quilos de chocolate. Logo, uma barrinha por dia não faz mal a ninguém!
 Depois de escrever tanto sobre chocolate me deu uma vontade imensa de aproveitar esse friozinho e tomar uma xícara de chocolate quente e me enrolar no edredon. E é isso mesmo que vou fazer.
 E você, sabe de mais alguma curiosidade sobre o chocolate? Conta pra gente!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...